Cuidar dos gatinhos recém nascidos é um enorme desafio e a taxa de sobrevivência é muito baixa, porém não é uma tarefa impossível. Antes do mais nada, deve saber que significa dedicação quase que exclusiva 24 horas por dia e nenhuma garantia de que eles sobrevivam.
O ideal é encontrar uma gata que tenha tido gatinhos recentemente. Se conseguir encontrá-la, veja se ela aceita os órfãos, o que não é difícil.
Acomode os filhotes numa caixa de papelão forrada com um cobertor ou tapete, colocando por cima um lençol ou toalha, que devem ser trocados diariamente.
É importante manter o ninho sempre limpo. Coloque os gatinhos sob uma lâmpada ou use uma bolsa de água quente ou almofada eléctrica. Não cubra os gatinhos, pois eles podem sufocar.
Mantenha a temperatura em torno de 35 graus, como se fosse o corpo da mãe. Os gatinhos têm que permanecer aquecidos até o 20º dia porque não conseguem manter a sua temperatura. Nesta fase, eles dormem o tempo todo.
Alimentá-los não é uma tarefa fácil. O leite de vaca não é bom para os gatinhos. Já existem produtos semelhantes ao leite da mãe nas lojas especializadas ou se preferir opte por uma fórmula preparada em casa:
Receita
1 Colher sopa de leite em pó (para recém nascido);
100 Ml de água;
1 Colher de café de gema de ovo;
1/2 Medida de suplemento vitamínico à base de complexo B e cálcio.
Pode dar o leite aos gatinhos com um biberão, um conta-gotas ou uma seringa. O leite deve estar morninho. Não incline o corpo do gatinho para cima, mas sim mantenha a cabecinha recta e ligeiramente mais baixa do que o corpo.
Se ele engasgar, levante a parte traseira rapidamente e sacuda suavemente para baixo, para eliminar o leite que entrou pelas vias respiratórias. Sopre o gatinho devagar. O leite deve ser dado de 2 em 2 horas.
Outra coisa que terá que fazer é limpar os gatinhos como a mamã gata. Uma vez por dia, esfregue o gatinho com a ponta de uma toalha levemente humedecida com água morna, secando bem e tendo cuidado para não magoar o umbigo.
Além disso, lembre-se que os gatinhos muito pequenos não controlam a bexiga nem os intestinos, deve estimular seu funcionamento, passando delicadamente algodão humedecido e morno debaixo da cauda, depois das refeições, estimulando-os para fazerem as necessidades.
A partir das três, quatro semanas, deve começar a desmama-los, oferecendo um pouco de ração algumas vezes por dia, se os grãos de ração forma grandes deve amolece-los com agua ou leite próprio para gatinho, pode também oferecer-lhes papas para bebé na fase de transição para sólidos, escolha papas de transição (para os 4 meses) sem gluten e de preferência que se misturam com agua.
Treine também os gatinhos a usar a caixinha de areia, levando-os até ela depois das refeições. Se não tiver esse cuidado, os gatinhos podem começar a fazer em sítios fora da caixa, comportamento indesejável, que uma vez enraizado é muito difícil de solucionar.