A responsabilidade de ter um animal



Se decidiu arranjar um gato ou outro animal de estimação, quero desde já dar-lhe os meus parabéns, não podia ter tomado uma decisão melhor!

Mas antes de comemorar talvez seja bom reflectir um pouco sobre a responsabilidade que essa decisão acarreta.

Ao adoptar um bichano, assume responsabilidade pela vida dele e deve oferecer-lhe o mínimo necessário para que ele tenha uma vida longa, plena, feliz e saudável. Para conseguir isto terá que:

Vacinar o seu bichano no veterinário e manter a vacinação em dia.

Desparatiza-lo pelo menos 2 vezes por ano.

Fazer um check-up pelo menos uma vez ao ano. Leva-lo ao veterinário assim que observar alguma mudança de atitude, lembre-se que a demora pode ser fatal.

Lavar periodicamente todos os objectos do seu bichano e ele também deve tomar um banho de vez em quando (mesmo que ele não goste muito). A higiene é fundamental para a saúde dele e também para a sua. Já que muitos dos problemas de saúde consequentes de falta de higiene são contagiosos.

Alimentá-lo não apenas para o manter vivo, mas também para manter a saúde dele. Evitando, assim, os excessos ou deixa-lo muito tempo sem comer. Qualidade é muito mais importante do que quantidade, ofereça sempre uma boa ração ao seu animal e preste atenção ao prazo de validade e a conservação correcta da ração na embalagem.

Limpar a caixa da areia diariamente, o seu gato deve urinar várias vezes ao dia e defecar pelo menos 1 vez por dia. Cabe-lhe a si limpar aquilo que ele faz, não se esqueça que os gatos são universalmente conhecidos por ser asseados, quando a caixa de areia está imunda o seu gato pode ter que recorrer a outras casas de banho, como o seu tapete, por exemplo.

Somos um reflexo do meio em que vivemos, e seu gato também o é. Falta ou excesso de disciplina fazem tanto mal ao seu bichano como problemas de saúde. Educa-lo com paciência e carinho é tão importante como leva-lo ao veterinário.

O seu bichano não é um brinquedo do qual se cansa e larga num canto. Ele precisa de atenção e cuidados diariamente por toda a vida dele.

Todos os animais são maravilhosos, dedicam-se anos e nunca nós desiludem ou abandonam, mas dão trabalho. Por favor, não compre ou adopte um bichano para depois se desfazer dele; pondere antes se tem tempo (15 a 20 anos), disposição e espaço para conviver e tratar dele. Adquirir um bichano não pode ser encarado como um capricho momentâneo mas como uma escolha para a vida.
Categoria : ,