O menor dos felinos é uma obra de arte


Esta famosa citação foi dita por um célebre génio excêntrico.

O gato pela sua forma de ser e estar, foi sempre alvo de controvérsia. Antigamente dificilmente era retratado a não ser juntamente com figuras malignas ou diabólicas.Mas Leonardo da Vinci, demonstrava explicitamente a sua admiração pelos felinos com citações, obras de arte e um "Estudo dos Movimentos e Posições dos Gato” apresentado na foto.
Leonardo era também um contador de histórias, pequenas fábulas com uma moral, focando sentimentos humanos como a inveja, ciúmes, egoísmo, compaixão, amor, honestidade e generosidade.

Fica aqui um desses contos que tem como personagem um Gato:
O Rato, a Doninha e o Gato 
Certa manhã, um ratinho não podia deixar a sua toca, porque uma doninha faminta esperava do lado de fora. Ele sabia que estava a correr perigo e tremia de medo. Mas, de repente, um gato surgiu do nada e saltou para cima da doninha, segurando-a com os dentes. Em instantes, ela estava morta, sendo em seguida devorada pelo felino.“Muito obrigado”, disse o rato, que viu tudo pela entrada da toca. “Como sinal de gratidão, vou sair e oferecer-te um pouco de minha comida.” E assim fez. Aliviado por ter escapado de um perigo, o tolo se esqueceu de outro. O gato, por ser um gato, acabou devorando-o também.