Todos os gatos dormem pelo menos 16 horas por dia, a cama ou o sítio de dormir é assim importantíssimo.Os gatos ocupam o sofá, o tapete, a cadeira, a mesa perto da janela ao sol ou uma caixa de cartão. Por norma, no inverno procuram os lugares almofadados e quentes e no verão os sítios frescos e lisos como o chão.
Normalmente as gatas têm uma área territorial menor e escolhem um ou dois sítios preferidos e não mudam. Já um gato, que tem uma área territorial maior, tem mais sítios de descanso, variando ocasionalmente.
Os gatos são mais activos durante a noite, embora isto varie de acordo com o ritmo de vida de seu dono. Se passa o dia fora, o seu gato passa o dia a dormir quando chega a noite ele está cheio de energia. Os gatos que estão acompanhados durante o dia têm um ritmo mais equivalente ao humano, não dispensando a sesta da manha e da tarde.
A cada hora, 220 milhões de gatinhos bocejam e 425 milhões fazem sonecas. Mas todo este tempo não é desperdiçado. Os gatos sonham como nós, nunca olhou para o seu gato e ele está de olhos meio abertos e a remexer ou com as patas a tremer, bem significa que estão a sonhar.
O gato dorme geralmente de lado, mas tem uma noção de conforto muito pessoal o que o leva a adoptar, muitas vezes, as posições mais estranhas, claro que a sua flexibilidade também ajuda, quantas vezes encontro os meus gatos esticados na cama, a parte dianteira virada para a direita e a traseira para a esquerda.
Quando que o gato fica sonolento, ele entra num estágio de sono leve e, nesse estágio, ele é facilmente despertado. No máximo 30 minutos depois desse estágio, ele entra em sono profundo. Após uns 7 minutos de sono profundo, ele volta ao sono leve novamente e esse ciclo repete-se. Se estiver de olhos abertos ou semi cerrados, ainda está em posição de alerta e atento a tudo à sua volta, mas se estiver de olhos bem fechados, é porque se sentiu seguro e dorme tranquilo um sono profundo e provavelmente estará sonhando como nós.
Outro ritual que o gato apresenta é quando acorda, boceja, se espreguiça e se lambe. Os bocejos servem para esticar a musculatura da mandíbula e este gesto é um sinal de que está a acordar calmamente. A espreguiçada serve para reanimar a circulação nas extremidades e para re-estimular o sentido do tacto. As lambidelas servem para se lavar após a soneca, afinal, nós humanos também nos lavamos quando acordamos.