De uma paixão nasceu uma página dedicada aos Gatos.
.
Raças de Gatos - Maine Coon
Origem e História
Existem muitas lendas relacionadas com esta raça.
Uma teoria popular diz que os Maine Coon surgiram quando Maria Antonieta trouxe os seus seis gatos para Wiscasset, no estado de Maine, para escapar à Revolução Francesa. Há ainda quem tenha a convicção que estes gatos imponentes têm na sua linhagem, raças descendentes do gato Norueguês da Floresta trazidas pelos Vickings há centenas de anos atrás.
O Maine Coon é uma das raças mais antigas da América do Norte sendo reconhecida há mais de 1 século. Esta raça é originária do estado do Maine, nos EUA. Inicialmente admitiu-se que esta raça fosse resultado de acasalamentos entre gatos selvagens domesticados e guaxinis, daí o nome Coon, embora se saiba hoje que tal não era possível. Alguns amantes de gatos estão convencidos que os gatos de pêlo comprido tivessem sido levados para cidades costeiras a fim de serem trocados por produtos. Do acasalamento entre estes gatos e gatos domésticos locais terá resultado esta bela raça tal como a conhecemos hoje.
Características e Cores
O corpo deve ser musculoso e longo; a cabeça larga mas pequena comparada com o corpo; orelhas altas, largas e cheias de pêlo; olhos grandes e ligeiramente inclinados, de coloração amarelada ou de cor que combine com a da pelagem (verde, ouro ou cobre); nariz alinhado com o lábio superior e sem fissuras; pernas largas e fortes e cauda/grande, de comprimento igual à medida dos ombros à garupa.
O seu manto é espesso, dando a impressão de que o Maine Coon é bastante corpulento, a pelagem não é tão longa como a do Persa, mas pesada e/sedosa, com pêlos soltos que caem suavemente pelo corpo, curta no pescoço aumentando em direcção à cauda (em forma de penacho), bastante longa no estômago e nos quartos traseiros. Dificilmente se embaraça, para tal basta penteá-lo 1 vez por semana.
Embora haja uma crença de que estes gatos atingem aproximadamente 13,6 kg de peso, isso não passa de um mito. Estamos sim na presença de felinos altos, musculosos, com uma grande estrutura óssea, cujos machos adultos podem atingir cerca de 6 a 8 kg e as fêmeas pesam entre 4 a 5kg. Se aliarmos a toda esta estrutura uma larga camada de pêlo estamos certamente a admirar um grande e belo gato.
Cores: É reconhecido em todas as cores excepto nos padrões Siamês, Birmanês, cor de chocolate, canela, lilás e castanho - amarelado.
Temperamento
São animais de companhia doméstica perfeitos, extrovertidos, brincalhões e divertidos, apesar das suas avultadas proporções, são muito meigos.
Os Maine Coon têm um desenvolvimento lento, e só atingem o seu tamanho final quando têm entre três e cinco anos de idade. A sua disposição e carácter de criança mantém se durante toda a sua vida.
A sua voz diferencia-se da maioria dos outros gatos, por ser rara e variada, assemelhando-se a um chilrear. Raramente miam, e quando o fazem é de uma forma tão suave que é desproporcional ao seu tamanho.
Para além de ser um grande amigo do Homem, tem grandes parecenças com os humanos, pela forma especial como usam as garras, fazendo-as parecer mãos. Eles apanharão um biscoito ou um brinquedo no ar, utilizarão as garras para "pegar " em comida ou até mesmo tocarão na face dos seus amigos humanos. Ele dorme das formas mais engraçadas e gosta de se enroscar, das maneiras mais estranhas, nos lugares mais esquisitos. É um gato bastante saudável e que suporta temperaturas rígidas. Gosta de liberdade para explorar o ar livre, um jardim espaçoso, mas, caso seja castrado, vive perfeitamente feliz dentro de um apartamento
Categoria :
Raças e Cores
Temas
Gatices
Adopção
Alimentação
Arte
Caçador
Caixa de Areia
Casa
Comportamento
Crendices
Cuidados
Curiosidades
Dentes Orelhas
Entretenimento
Esterilização
Famosos
FAQ
Fases da vida
Fungos e Parasitas
Gatamentos
Gatos famosos
Histórias
Humor
Linguagem
Manias de Gato
Nomes
Olhos
Paraisos Felinos
Pêlo
Pelos Animais
Pensamentos Felinos
Perigos
Plantas
Poemas
Raças e Cores
Saúde e Doença
Ser Dono de Gato
Ser Felino
Toxoplasmose
Transporte
unhas