De uma paixão nasceu uma página dedicada aos Gatos.
.
O gato alérgico
Os gatos podem sofrer de vários tipos de alergias. Um gato alérgico, geralmente possui mais de uma alergia. As alergias dos gatos possuem causas semelhantes as das alergias humanas.
Alergia respiratória
É causada por partículas em suspensão, como pólen, que irrita as vias aéreas e os pulmões. Também pode ter como causa: fumo, fumo de cigarro, purificadores de ambiente em aerossol, perfumes.
Pode causar descamação, pústulas, ou áreas ulceradas na pele, associadas aos sintomas asmáticos. O teste para alergia respiratória é feito com Teste Intra dérmico. Também se faz uso de biopsia, em casos mais difíceis.
O Tratamento faz-se com anti-histamínicos e os casos mais severos com corticosteróides, que pode ter efeitos colaterais.
Alergias de contacto
Se manifestam quando o gato tem contacto prolongado com alguma substância que não tolera. Como por exemplo: plantas, especialmente as de folhas oleosas, limpa-tapete, madeira, poeira doméstica, jornal, carpetes, comedouros de plástico (acne felina), lã, alguns tecidos sintéticos, entre outros. Sinais de alergia: Dermatite, mudanças de pigmentação ou erupções na pele. Ocorrência mais comum no queixo, orelhas, dobras de pele, abdómen, sob as unhas, axilas e ao redor do ânus.
Alergias a drogas e medicamentos
Alguns gatos reagem mal a certas drogas como antibióticos e anestesia. Medicamentos que podem causar erupções de pele: penicilina, tetraciclina, neomicina, vacina para panleucopenia. Cada droga causa sintomas diferentes, e os sintomas diferem de gato para gato. Não há como predizer como um gato reagirá.
Anti-histamínicos ou corticosteróides são usados para eliminação dos sintomas de alergia, após a interrupção do uso da droga.
Alergia à comida
Entre 5 e 10% das causas de alergias. Assim como as alergias por contacto, a alergia à comida se manifesta como dermatite e intensa comichão, mas em alguns casos pode ocorrer vomito e diarreia. Também pode apresentar oleosidade excessiva na pele, inflamação de ouvido ou queda de pêlo. Os gatos têm alergia alimentar, não tanto com relação as substâncias químicas preservativas, mas aos grãos, carne e lacticínios usados na sua fabricação. A alergia à comida não aparece do dia para a noite. Pode levar de 1 a 10 anos de exposição para ocorrer. Mais de 80% dos gatos com alergia alimentar ingeriu a substância por mais de 2 anos.
Teste para alergia alimentar deve ser feito em gatos com qualquer sinal crónico de alergia. O teste é feito, dando uma única fonte de proteína que o gato ainda não tenha comido antes. Já existem rações hipo alérgicas, a base de borrego, coelho e outras carnes que não são normalmente utilizadas na fabricação de ração para gatos, mas que têm menos iscos de alergia. Após 8 semanas já se pode dizer se o animal é ou não alérgico.
Categoria :
Saúde e Doença
Temas
Gatices
Adopção
Alimentação
Arte
Caçador
Caixa de Areia
Casa
Comportamento
Crendices
Cuidados
Curiosidades
Dentes Orelhas
Entretenimento
Esterilização
Famosos
FAQ
Fases da vida
Fungos e Parasitas
Gatamentos
Gatos famosos
Histórias
Humor
Linguagem
Manias de Gato
Nomes
Olhos
Paraisos Felinos
Pêlo
Pelos Animais
Pensamentos Felinos
Perigos
Plantas
Poemas
Raças e Cores
Saúde e Doença
Ser Dono de Gato
Ser Felino
Toxoplasmose
Transporte
unhas