Porquê adotar um gato adulto?


Os gatos adultos dão muito menos trabalho que os pequenotes super reguilas e irrequietos. É necessário alguma paciência e cuidado na adaptação quando já existem outros gatos adultos em casa, muito mais do que com os bebés mas seguindo, por exemplo, o método que referimos abaixo existem bastantes hipóteses de sucesso na adaptação.

É importante referir que a adaptação é muito mais fácil quando todos estão castrados.

O novo visitante é colocado durante uns dias fechado num quarto, até se sentir à vontade, confortável e seguro. Depois pouco a pouco, o quarto é aberto aos restantes senhores e senhoras da casa, vão acontecer tentativas de aproximação para se cheirarem e muito provavelmente bufadelas e rosnadelas mas o gato visitante sente-se ali seguro e à partida aquele passou a ser um território neutro não tão propenso a lutas.

Não deve interferir no relacionamento deles, castigando ou defendendo uns em relação aos outros, o que vai provocar mais ciumes e agressividade. Se vir que o ambiente está a ficar muito tenso, separe-os. O importante é que não hajam lutas porque uma vez estabelecidos inimigos, estes podem ser para sempre.

Não espere que eles se tornem os melhores amigos, há gatos que nunca se toleram muito bem. O importante é que eles coexistam sem lutas e stress. Pouco a pouco o visitante começa a aventurar-se pala casa, sempre que se assusta volta para o seu canto, mas a partida depois de umas semanas ele já não quer o canto dele e prefere estar mais perto dos outros e andar pela casa.
Categoria : ,