Cuidados a ter com o seu novo Gato

Alguns cuidados a ter com o seu novo gato, leia também o artigo sobre o "enxoval" dele.

ALIMENTAÇÃO
Ração: o seu gato sai de uma casa a comer uma determinada ração. Informe-se qual é e se quiser mude mas faça-o sempre gradualmente (misturando pouco a pouco a nova ração) para evitar que ele tenha diarreias. Para colocar a ração opte por tigelas de inox ou louça próprias para gato, as de plástico podem provocar acne no queixo, se o seu gato ao comer encostar o queixo à borda.
(+ informação aqui)

Leite: Até aos 4 meses pode também dar-lhe leite para gatinho.
Complementos: Um gatinho que se alimenta de uma ração de qualidade não precisa de complementos, mas se ele comer pouco ou tiver o pêlo fraco pode sempre dar-lhe um complemento. Agua: Deve ter sempre disponível para o seu gatinho uma tigela de água fresca, que deve ser mudada diariamente, ao comer ração ele precisa de muita água. Opte por uma tigela de inox de tamanho próprio para gatos. Coloque a comida, água e leite longe da casa de banho, o seu gato agradece.
(+ informação aqui)

HIGIENE
Pêlo: deve escova-lo regularmente mesmo que seja um todos os dias ou dia sim, dia não para habitua-lo para evitar a queda de pêlo morto que vai para o estômago dele e sai na forma de uma bola de pêlo ou vai directamente para o seu sofá.
Olhos: deve limpar os olhos dele, com um pouco de algodão e água, soro fisiológico.
Orelhas: Deve também limpar as orelhas, também com um pedaço de algodão e água e apenas na área visível do ouvido (não insira cotonetes ou algodão na parte interna do ouvido)

Unhas: deve cortar as unhas do seu gato uma vez por mês utilizando um corta-unhas. A unha só deve ser cortada na parte branca e nunca na parte rosada.
(+ informação aqui)

Banho: O gato deve ser habituado a tomar banho. É verdade que um gato que esteja em casa não precisa porque ele trata da sua limpeza mas se tiver algum problema de pele ou se sujar muito, será muito mais fácil se ele estiver habituado.
(+ informação aqui)

EQUIPAMENTO ESSENCIAL:
Uma caixa transportadora: escolha uma com esponja para o seu gato na balançar de um lado para o outro.

Uma casa de banho: De preferência fechada, o seu gato agradece a privacidade. Pode sempre tirar a porta se vir que ele não gosta. Para a casa de banho deve comprar areia e uma pá para tirar os cocós estes devem ser tirados diariamente. Esta deve estar limpa e não ficar com o cheiro forte a urina ou cocó senão o seu gato pode optar por fazer as necessidades num sitio mais limpo, quando achar que a caixa está suja deve mudar a areia na totalidade e lavar a caixa com um produto com lixívia, não se preocupe que os gatos adoram o cheiro da lixívia.
(+ informação aqui)

Um ou dois ginásios ou arranhadores: O seu gato precisa de arranhar se não tiver um arranhador ele encontrará uma alternativa como o seu sofá ou tapete.. Se o seu gato não liga ao novo arranhador atrai-o com brinquedos para eles sentir as unhas na corda. Muitos brinquedos próprios para gato.
(+ informação aqui )

Cama ou um sítio para ele dormir, se o seu gato anda à-vontade pela casa, encontrará os seus sítios preferidos mas se não quiser que ele vá para os sofás ou cama tem que lhe arranjar uma alternativa confortável.

SAÚDE
Se notar apatia, perda de apetite, emagrecimento repentino, sede excessiva, vómitos intensos, diarreia, urina de cor escura ou cheiro intenso, perdas de sangue, pêlo fraco e com peladas, feridas ou muita caspa, coçar excessivo, ou alterações súbitas de comportamento deve consultar o seu veterinário.

OUTROS CONSELHOS
Chame o seu gato pelo nome dele, vai ver que rapidamente ele aprende,
Não brinque com o seu gato com as suas mãos par ele não as atacar, as mãos servem para fazer festas, para brincar servem os brinquedos. Os gatinhos pequenos as vezes gostam de morder se ele o fizer fique com as mãos quietas ela rapidamente perderá o interesse.
Para repreender o seu gato não é preciso bater, se bater as palmas com força ou lhe gritar um NÃO alto e firme ele entenderá.
Não vale a pena refilar com o seu gato pelo vaso que ele partiu há três horas atrás, ele não entende. Refile e repreenda o seu gato quando o apanhar em flagrante a fazer algo que não deve. A maior parte dos gatos não gosta que lhe mexam na barriga ou cauda, não insista demais, apenas quando ele tiver muita confiança em si talvez lhe dê o privilégio de lhe mexer aí sem uma dentada. Aprenda a ler a expressão do seu gato, orelhas para trás e caudas a abanar não são sinais de contentamento.
Categoria :