Raças de Gatos - Munchkin


Origem e História
Os anões surgem em muitas espécies e os felinos não são excepção. O Munchkin é resultado de uma mutação e sua criação gera muitas controvérsias.
Não se sabe ainda se o nanismo desta raça lhe causa problemas de saúde, mas o facto é que os Munchkins se tornaram célebres em todo o mundo. Para Paulo Ruschi, juiz internacional e vice-presidente da World Cat Federation (WCF), "o Munchkin parece um gato mutilado. Não tem a graça e a agilidade de um gato normal que pula, sobe em cadeiras e camas. Não gosto de vê-los. Felizmente na WCF não aceitamos esta raça. Se aceitássemos, estaríamos a estimular esta deformidade".

Há registos de gatos de patas curtas anteriores à Segunda Guerra Mundial, na Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. Devido ao hábito de se sentarem nas patas traseiras de forma semelhante a cangurus em alerta, ficaram conhecidos como o gato canguru (Stalingrad kangaroo cat) a partir de 1953.

A raça é resultado de uma mutação espontânea no código genético felino que introduziu um gene similar àquele que produz cães Dachshunds e Basset Hounds. As pernas do Munchkin têm um terço do tamanho de uma perna normal de gato. O termo Munchkin, em inglês, significa pessoa muito pequena ou criança.

Características
O físico pode ser tanto de pêlo longo quanto curto. Encontramos uma grande variedade de cores e padrões de pêlo nos Munchkins.

Temperamento: É dócil, sociável e amável. É activo como outros gatos, mas não salta tão alto devido à pequena altura das suas pernas. É muito curioso e brincalhão. É comum vê-lo apoiado sobre as patas de trás como um hamster.
Categoria :