Muitos de nós gostam de plantas, os nossos gatos também são apreciadores de plantas, mas a forma como nós as apreciamos é diferente da forma como os nossos amigos de quatro patas as apreciam e essa diferença representa um problema.
Enquanto que nós gostamos delas como um elemento decorativo, gostamos de as ver a crescer, cuidar delas para ver as belas folhas verdes e flores coloridas, os gatos vêem as plantas como uma espécie de digestivo, algo que gostam de mastigar, uma vez que os ajuda na digestão, a regurgitar os incómodos pêlos que se alojam no estômago.
Também acham que é um óptimo brinquedo, é muito engraçado dar patadas nas folhas e vê-las abanar ou pular para dentro dos vasos e espalhar a terra toda ou até se a planta for grande tentar escala-la, enfim manias de gato. Para que possamos viver felizes com as plantas e com os gatos temos que fazer algumas exigências mas também algumas concessões.
As exigências: ensinar o nosso gato que existem algumas plantas na casa que ele não pode mexer, castigando-o quando ele se aproximar, ou se não resultar torna-las mais inacessíveis a ele, isto ajudará a manter as nossas plantas preferidas intactas.
As concessões – oferecer ao gato uma planta para ele roer, alguns gatos parecem não ligar muito a plantas mas outros adoram mordisca-las e como já disse elas ajudam na digestão, se o seu gato apesar de lhe dar o pasta de malte para a eliminação dos pêlos continua a tentar chegar aquela planta que você adora, então plante num vaso uma planta comestível para ele, como por exemplo a erva gateira “nepeta cataria” também chamada Catnip, coloque-a num sítio acessível e deixe-o deliciar-se.
Partindo do principio que quer dividir a sua casa com plantas e gatos, informe-se sobre quais são as plantas perigosas/venenosas para os gatos e não as mantenha em casa (brevemente artigo sobre o assunto) e aceite que apesar de poder tentar que os seus gatos não mordisquem as plantas não é fácil para eles resistir a folhinhas verdes.
No meu caso, tenho muitos gatos e nenhuma planta decorativa em casa. Já tive muitas plantas (a foto acima foi tirada cá em casa) mas acabei por as dar porque não as consegui manter intactas o que me chateava muito. Por vezes o meu marido oferece-me rosas e não sou só eu que gosto delas. As fotos não são de qualidade mas acho que dá para ver o quanto eles gostam das minhas rosas.
De uma paixão nasceu uma página dedicada aos Gatos.
.
Temas
Gatices
Adopção
Alimentação
Arte
Caçador
Caixa de Areia
Casa
Comportamento
Crendices
Cuidados
Curiosidades
Dentes Orelhas
Entretenimento
Esterilização
Famosos
FAQ
Fases da vida
Fungos e Parasitas
Gatamentos
Gatos famosos
Histórias
Humor
Linguagem
Manias de Gato
Nomes
Olhos
Paraisos Felinos
Pêlo
Pelos Animais
Pensamentos Felinos
Perigos
Plantas
Poemas
Raças e Cores
Saúde e Doença
Ser Dono de Gato
Ser Felino
Toxoplasmose
Transporte
unhas