Para os gatos, ver a caixa de transporte é muitas vezes o primeiro sinal de que algo menos bom vai acontecer (ou seja, uma visita ao veterinário).
Se seu gato não está acostumado a entrar nela, ele não vai querer ir. Forçando-o, tentando enganá-lo, empurrá-lo ou mesmo coagi-lo para a transportadora só vai resultar em um braço arranhado ou coisa parecida.
Então, o primeiro passo para reduzir o stress das visitas ao veterinário (ou das viagens), é criar associações positivas em relação a caixa de transporte para ele - um processo que levará algum tempo e paciência, mas que pode valer a pena.
Tente estes 8 passos simples:
1. Comece cedo: Gatinhos normalmente se ajustam mais facilmente a novas experiências e a um ambiente mais facilmente do que gatos adultos ou idosos, dessa forma, comece a acostumá-lo o mais cedo possível.
2. Mantenha a caixa de transporte sempre acessível: Muitos gatos só vêem a caixa quando é hora de ir para algum lugar, então eles começam ficar agitados. Em vez disso, mantenha a transportadora do seu gato no chão e aberta em todos os momentos. Seu gato deve ser livre para entrar e sair, como parte de sua rotina. Dessa forma não associará a caixa de transporte a um lugar onde ele ficará preso.
3. Faça da caixa de transporte um bom lugar para seu gato: faça dela uma espécie de caminha para ele, coloque um pequeno cobertor ou travesseiro confortável, coloque também alguns brinquedos favoritos dele por lá, e algum catnip de vez em quando.
4. Alimente o seu gato dentro da transportadora: Se o seu gato vai comer a sua comida dentro da transportadora, comece a colocar o seu prato de comida dentro da caixa diariamente. Se ele não vai, tente colocar o seu prato de comida a poucos metros de distância e vá movendo gradualmente a cada dia para mais próximo da grade - apenas certifique-se o seu gato continua comendo.
5. Quando seu gato começar a sentir segurança com a caixa de transporte fechada, pegue a transportadora com ele dentro e caminhe um pouco, em seguida, coloque calmamente a transportadora de volta para baixo, abra e deixe-o sair. Pratique isso com certa frequência até que ele saiba que é a caixa de transporte é um lugar seguro.
6. Lave cuidadosamente a transportadora. Cheiros persistentes podem ter más associações para o gato, fazendo com que ele não queira entrar na caixa de transporte, especialmente se ele é um gato que se assusta facilmente.
7. Coloque um item de seu vestuário, como uma camisa dentro da transportadora do gato. Se você tem um bom relacionamento com seu gato, ele provavelmente gosta de seu cheiro. Isto tornará mais fácil obter uma associação positiva para a transportadora se ela tem o seu cheiro.
8. Quando seu gato estiver dentro da caixa de transporte, faça o manejo dela suavemente. Se ela abana muito, pode assustá-lo, tornando menos provável que ele queira entrar novamente na caixa no futuro.
De uma paixão nasceu uma página dedicada aos Gatos.
.
Temas
Gatices
Adopção
Alimentação
Arte
Caçador
Caixa de Areia
Casa
Comportamento
Crendices
Cuidados
Curiosidades
Dentes Orelhas
Entretenimento
Esterilização
Famosos
FAQ
Fases da vida
Fungos e Parasitas
Gatamentos
Gatos famosos
Histórias
Humor
Linguagem
Manias de Gato
Nomes
Olhos
Paraisos Felinos
Pêlo
Pelos Animais
Pensamentos Felinos
Perigos
Plantas
Poemas
Raças e Cores
Saúde e Doença
Ser Dono de Gato
Ser Felino
Toxoplasmose
Transporte
unhas